terça-feira, 1 de abril de 2008

Bezz Batti - Esculturas

Bruto, no sentido mais italiano do termo, “brutto”, significa feio. Para o português, coisa mal acabada e na sua essência mais pura antes de um tratamento, de um polimento ou lapidação. Na expressão idiomática “La bellezza non è tutto.”, se exprime a tradução “a beleza é uma futilidade”. Nem tão aos céus nem tão ao inferno... A exposição “Bezz Batti – Esculturas”, de 17 de Março de 2008 a 27 de Abril de 2008 nas Pinacotecas - 1º pavimento do MARGS mostra-nos parte da produção deste brasileiro de origem humilde do interior do estado, mais especificamente daquela área denominada colônia.

A dita brutalidade e rusticidade do homem da colônia, do colono ou ainda do camponês é um reflexo direto na composição da obra de Bezz batti. Por outro lado, e não menos importante, senão o grande espírito de sua obra, é exatamente o que aflora daquelas peças de matéria rústica, são os pequenos afloramentos de pontas delicadas. É mais ou menos como partes delicadas e sensíveis que afloram da pedra e que denunciam: ali, em meio àquela natureza bruta, fria, pedra, água, verde, frio, existe um mundo também sensível e de grande inventividade. Uma vida polida em meio às estruturas brutas.

Não há como negar esta relação, ainda mais com, nesta mostra, a exposição de fotografias da natureza regional, em meio aos derrames de lava e basaltos percolados pela água. Água que, aliás, é uma dos pontos fundamentais da origem de sua obra por ser a gênese do polimento natural dos seixos rolados. Existe nas obras a delicadeza da água, que gera aquela superfície lisa e, aliando-se à escultura do artista, a vontade de tocar pela sensualidade das pedras.

Com um trabalho altamente técnico e que nitidamente nos remete ao italiano Constantin Brâncuşi e ao inglês Henry Moore, Bezz Batti pode ser denominado de “escola antiga”, pois está visceralmente ligado às formas modernistas. No entanto é de se elogiar sua capacidade técnica e a valorização do local na escolha dos temas e dos materiais, permeando a valorização do local na escolha dos temas e dos materiais, permeando a valorizaço e a manutenção do meio natural.